Dia Internacional da Prematuridade

12 Nov Dia Internacional da Prematuridade

Hoje celebra-se o Dia Internacional da Prematuridade e em Portugal gerou-se uma onda de sensibilização para esta problemática. Hoje o nosso país veste roxo. As autarquias colocam a faixa roxa da prematuridade ou iluminam um edifício do seu município de roxo/ lilás, tal como os corpos de bombeiros de cada cidade.
1 em cada 10 bebés que nasce em todo o mundo é prematuro, o que perfaz cerca de 15 milhões de crianças. Os últimos dados estatísticos mostram que, em Portugal, a taxa de prematuridade, em 2000, era de 5,9% e em 2015 de 8%.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a prematuridade é a principal causa de morte neonatal e infantil devido a prematuridade extrema/ prematuros de muito baixo peso e a sequelas graves, respetivamente. Dados de 2015 comprovam isso mesmo com o registo de 1 milhão de mortes em crianças com menos de 5 anos e 4 milhões de mortes nos primeiros 28 dias de vida.
Juntemo-nos a estes guerreiros na divulgação da prematuridade e na procura de respostas para aqueles que carregam consigo o “peso” de um nascimento prematuro. Hoje todos estaremos a ajudar… apenas vestindo de roxo.

 

Gallery not found. Partilhar no facebook