Dia Mundial da Prematuridade

Dia Mundial da Prematuridade
Dia Mundial da Prematuridade

17 Nov Dia Mundial da Prematuridade

Dia Mundial da Prematuridade

A celebração do Dia Mundial da Prematuridade teve início em 2008 e foi criado pela European Foundation for the Care of Newborn (EFCN – plataforma criada por pais e profissionais).

Tem como objetivo dar voz a todas as Famílias e bebés que nascem antes de tempo e se veem a lutar pela sobrevivência, com apenas alguns minutos de vida. Uns saem vencedores, outros tornam-se uma estrela na vida dos seus familiares.
Um bebé prematuro não é aquele que está desnutrido ou nasceu apenas muito pequenino. Um bebé prematuro é aquele que nasceu pequenino, sim, porque nasceu antes de tempo e traz consigo uma grande imaturidade que poderá acarretar sequelas para toda a vida.
4% das sequelas permanentes dizem respeito a paralisia cerebral, sendo as sequelas transitórias mais frequentes os problemas respiratórios.
A permanência numa unidade de Neonatologia promove nos pais o isolamento social que, por norma, leva à incompreensão por parte de todos quantos os rodeiam. Podem inclusivamente dar uma resposta menos amigável ou até nem sequer atender telefonemas… mesmo quando o bebé já está em casa.
Não desista!!! É nesta fase que a Família mais precisa de si! Envie uma mensagem com apenas um “Estou aqui!”. Estas duas palavras farão toda a diferença na vida desta família.
Não verbalize juízos de valor, nem faça comentários (mesmo que aparentemente bem intencionados) quando vir um bebé muito pequeno para a idade que tem. O tamanho não traduz a luta que ele já teve de travar (e talvez ainda trave).
Por eles, hoje o mundo veste roxo. Roxo… cor da sensibilidade, individualidade e mudança/ transformação.
Mude o seu conceito de bebé pequeno e transforme a vida destes Pais, com apenas uma mão amiga. “Vista” roxo pela prematuridade!

Partilhar no facebook