Bombeiros de Amarante participaram em Exercício Evacuação Aglomerado: Mouquim – Rebordelo, Amarante – Programa Aldeia Segura / Pessoas Seguras.

04 Jun Bombeiros de Amarante participaram em Exercício Evacuação Aglomerado: Mouquim – Rebordelo, Amarante – Programa Aldeia Segura / Pessoas Seguras.

Os Bombeiros Voluntários de Amarante participaram esta terça-feira, dia 29 de Maio, num simulacro na aldeia de Mouquim, na freguesia de Rebordelo, em Amarante. Este simulacro, desenvolvido no âmbito do programa nacional Aldeia Segura, pretendeu testar a iniciativa e capacidade da população, na ausência imediata de intervenção dos meios de socorro, na evacuação da aldeia em caso de incêndio florestal. No âmbito deste programa foi criado um oficial de segurança de aldeia que ontem, no decorrer deste simulacro de foco de incêndio próximo da aldeia de Mouquim, informou os Bombeiros de Amarante e logo procedeu, por precaução, à evacuação da população da aldeia, na sua maioria idosa, enquanto a corporação movimentava para o local meios de combate ao incêndio envolvendo cinco viaturas e cerca de 20 operacionais dos Bombeiros de Amarante.

Entretanto, calmamente, antes que o incêndio tomasse outras proporções, a população foi evacuada para o largo da Igreja de Rebordelo. Para além da corporação dos voluntários de Amarante participaram neste simulacro elementos da GNR, Proteção Civil Municipal, elementos da Junta Freguesia e o oficial de segurança da aldeia.

Para o comandante dos Bombeiros de Amarante, Rui Ribeiro, este tipo de exercício é importante para verificar a capacidade de mobilidade das populações enquanto os meios de socorro ainda estão em circulação para o local da ocorrência e ao mesmo tempo testar permanentemente a operacionalidade dos bombeiros. “Este tipo de exercício sensibiliza as populações para esta questão dos incêndios florestais que deve envolver as populações na sua prevenção, no socorro enquanto auxílio na protecção de bens e vidas e numa sensibilização cada vez maior para este flagelo dos fogos que nos deve envolver cada vez mais a todos na salvaguarda da floresta, pessoas, animais e bens”, afirmou.

De referir que participaram neste exercício o Comandante e Segundo Comandante Distrital da Proteção Civil, o presidente da Câmara de Amarante, COM, a presidente da Junta de Rebordelo entre outras entidades. Note-se que este simulacro foi desenvolvido no âmbito do programa Aldeia Segura, uma iniciativa que pretende aumentar a proteção das populações contra os incêndios florestais.

Estes foram os agradecimentos por parte do município de Amarante aos Bombeiros de Amarante:

“Incumbe-nos o Sr. Presidente da Câmara, Dr. José Luís Gaspar Jorge, de agradecer a V. Exª, bem como aos Bombeiros Voluntários de Amarante, o empenhamento/colaboração prestados no Exercício Evacuação Aglomerado – Mouquim 2018, no âmbito dos Programas Aldeia Segura / Pessoas Seguras (DECIR)”.

Partilhar no facebook