B. V. Amarante participa em projeto “CONTU MIL SONHOS”

B. V. Amarante participa em projeto “CONTU MIL SONHOS”
B. V. Amarante participa em projeto “CONTU MIL SONHOS”

11 Jul B. V. Amarante participa em projeto “CONTU MIL SONHOS”

B. V. Amarante participa em projeto “CONTU MIL SONHOS”

No passado dia 9 de Julho, um grupo de “campo de férias” integrado num projeto chamado “CONTU MIL SONHOS” elaborado por estudantes universitários da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), visitou as instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Amarante.

O projeto engloba crianças carenciadas de Contumil – Porto a fim de promover experiências lúdicas e melhores condições de vida.

O grupo ficou muito entusiasmado com as nossas viaturas destinadas a combate de Incêndios Urbanos e Florestais, Desencarceramento, Comando, Logística e Apoio bem como as Ambulâncias de Socorro pré-hospitalar. Os caninos da Equipa Cinotécnica foram também um momento de grande ânimo bem como a visita ao espaço da sala de dados/central de telecomunicações.

Para a atividade elaborada, o grupo foi dividido em três onde estes rodavam em várias etapas de demonstração.

Numa das etapas foi apresentado os materiais de desencarceramento onde as crianças tiveram oportunidade de pegar e manusear as ferramentas e ainda de incêndios florestais e urbanos. Da mesma forma foi também explicado pelo Bombeiro Bruno Pinto e Manuel Freitas algumas técnicas e funções dos veículos e respetivo material.

Uma outra etapa passava pelas experiências pré-hospitalares onde foi demonstrado pelos bombeiros Tiago Morais, Tânia Magalhães e Nuno Ribeiro, técnicas de imobilização em trauma bem como os demais aparelhos utilizados para avaliação de vítimas das ambulâncias de socorro.

Já na parte da demonstração da Equipa Cinotécnica dos Bombeiros Voluntários de Amarante estiveram presentes os caninos Benji e Blade acompanhados dos Binómios Carlos Macieira e Ivone Pinheiro. Nesta fase foram explicadas várias curiosidades sobre a equipa bem como algumas ocorrências em que esta atuou. No final foram demonstrados dois exercícios de busca e salvamento em edifícios colapsados. A acompanhar a equipa esteve presente Jorge Teixeira em auxílio ás atividades.

No final foi do entendimento de todos um momento oportuno e uma atividade elucidativa tendo em conta as dinâmicas apresentadas para uma abordagem mais interativa para com os presentes.

Estes tiveram a oportunidade de perceber uma parte do que é um corpo de bombeiros, como funciona, que ocorrências entrevimos e técnicas para o fazer.

 

Gallery not found. Partilhar no facebook