MENSAGEM DO COMANDANTE

Corpo de Bombeiros Voluntários de Amarante

Mensagem do Comandante

Caro visitante, em nome do Corpo de Bombeiros Voluntários de Amarante, que tenho a honra e a distinção de comandar, cabe-me dar-lhe as boas vindas a este sítio da internet, onde pretendemos mostrar-lhe um pouco de quem somos e o que fazemos.

É com enorme prazer e entusiasmo que sou responsável pela atividade operacional das mulheres e homens que asseguram diariamente a proteção e socorro da população de Amarante, ultrapassando os 10000 alertas anuais.

Orgulho-me de ser Comandante de um Corpo de Bombeiros operacional, moderno, tecnicamente equilibrado e organizado, que dispõe de meios humanos e materiais compatíveis e em sintonia com os anseios da população no que respeita ao combate a incêndios, o socorro às populações em caso de inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes; o socorro e transporte de sinistrados e doentes, incluindo a urgência pré-hospitalar; a prevenção contra incêndios em edifícios públicos, casas de espetáculos e outros recintos; a emissão, nos termos da lei, de pareceres técnicos em matéria de prevenção e segurança contra riscos de incêndio e outros sinistros; a colaboração em outras atividades de proteção civil, que se enquadrem nos nossos fins específicos, com especial incidência nos domínios da prevenção contra o risco de incêndio e outros acidentes domésticos.

COMANDANTEBCAMARANTE-min

Pautamos a nossa atividade pelos elevados níveis de rigor, disciplina, formação e treino, estando permanentemente prontos a atuar adequadamente, de forma singular ou conjunta, atendendo aos propósitos estatuídos na nossa missão.

Assim, colocamos à sua disposição informações que consideramos pertinentes, “abrindo portas” para que nos possa conhecer um pouco melhor.

A nossa Divisa é “Sem esta terra funda e fundo rio… Eu não era o que sou.”, excerto da “Canção de uma sombra” em “As sombras” do poeta Teixeira de Pascoaes.

O Poeta reflete a ideia que sem Amarante não seria a mesma pessoa, assim como a cidade também não seria a mesma sem o poeta.

Certamente Amarante não seria a mesma sem este Corpo de Bombeiros.

Comandante Rui Ribeiro

Ver currículo do comandante aqui.