ÁREAS DE ATUAÇÃO PRÓPRIA

Corpo de Bombeiros Voluntários de Amarante

Áreas de intervenção própria

O Concelho de Amarante

O Concelho de Amarante situa-se na Região Norte (NUT II) e no Tâmega (NUT III), e insere-se na área geográfica de Entre-Douro-e-Minho Pertence ao Distrito do Porto, Região do Baixo – Tâmega.

No Distrito do Porto faz fronteira com os Concelhos de Felgueiras, Lousada, Penafiel, Marco de Canaveses e Baião. No Distrito de Vila Real faz fronteira com os Concelhos de Mondim de Basto, Santa Marta de Penaguião e Vila Real, e a Norte faz fronteira com o Concelho de Celorico de Basto que pertence ao Distrito de Braga.

Pertence à Direcção Regional de Florestas do Norte com sede em Vila Real.

É o Concelho com maior área geográfica do Distrito e o mais populoso da região do Baixo Tâmega, sendo também o que possui maior número de freguesias (40) que se distribuem numa área de 301,48 Km2, pelas margens direita e esquerda do Rio Tâmega.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Amarante tem como principal missão a protecção de pessoas e bens, designadamente o socorro a feridos, doentes ou náufragos e a extinção de incêndios, detendo e mantendo em actividade, para o efeito, um corpo de bombeiros (voluntários ou misto), com observância do definido no regime jurídico dos corpos de bombeiros.

Os Bombeiros Voluntários de Amarante têm como Área de Actuação Própria cerca de 87% dos 301,48 km² que compõe o concelho de Amarante, sendo o restante da responsabilidade dos Bombeiros Voluntários de Vila Meã.

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Amarante tem como área de actuação própria o Concelho de Amarante, dividindo 7  Freguesias com os Bombeiros Voluntários de Vila Meâ, com mais de 50 000 habitantes, uma área de aproximadamente  270,50 km2, divididos pelas suas 40 freguesias, cumprindo os limites da divisão administrativa do País.

Mapa das Áreas de Intervenção

mapaamarante

Bombeiros Voluntários de Amarante

1 – REBORDELO

2 – CANADELO

3 – FRIDÃO

4 – CHAPA

5 – OLO

6 – ABOADELA

7 – ABOIM

8 – VILA CHÃ DO MARÃO

9 – VILA GARCIA

10 – ANSIÃES

11 – GONDAR

12 – SANCHE

13 – TELÕES

14 – GATÃO

15 – CANDEMIL

16 – VARZEA

17 – CARNEIRO

18 – BUSTELO

19 – CARVALHO DE REI

20 – GOUVEIA (SÃO SIMÃO)

21 – LUFREI

22 – PADRONELO

23 – JAZENTE

24 – SALVADOR DO MONTE

25 – VILA CAIZ

27 – FREGIM

30 – CEPELOS

31 – FREIXO DE BAIXO

33 – SÃO GONÇALO

34 – LOUREDO

35 – LOMBA

39 – MADALENA

40 – FREIXO DE CIMA

Bombeiros Voluntários de Vila Meã

26 – MANCELOS

28 – TRAVANCA

29 – REAL

32 – FIGUEIRÓ (SANTIAGO)

36 – FIGUEIRÓ (SANTA CRISTINA)

37 – OLIVEIRA

38 – ATAÍDE